23 maio 2011

2011.05.23 - De Vila Franca de Xira a Coruche

Ecovia 1 - de Lisboa a Monsaraz
Troço 2 - de Vila Franca de Xira a Coruche, 50km, 4 horas a pedalar



A Ecovia 1 pretende ligar Lisboa a Monsaraz, em 6 troços de cerca de 40 km. O troço 1 (Lisboa a V.F. de Xira) pela sua complexidade em se desenvolver por zona urbana, será estudado numa segunda fase.

Assim sendo, hoje arranquei de Lisboa, e fiz-me deslocar mais a Poderosa de comboio suburbano até V. F. de Xira. Em 30 minutos chegamos à estação desta cidade Ribatejana, de onde se deu o arranque pelas 08:15h após a foto da praxe

A primeira boa surpresa dá-se na entrada para a Ponte Marechal Carmona, com uma zona de passagem exclusiva para peões e bicicletas. No final da ponte, uma viragem à direita permite-nos passar por baixo da N10 e entrar rapidamente nos estradões das lezírias ribatejanas.

Em poucos minutos afastamo-nos do ruído provocado pelo trânsito automóvel da N10 e entramos num mundo rural, sereno e com um ritmo que só a natureza sabe ter: lento!

Os estradões em terra batida, macadame ou gravilha permitem uma deslocação rápida e sem sobressaltos. Apenas veículos de utilização agricola por aqui circulam, já que estamos numa zona com vias de acesso condicionado ao transito automóvel.

Foi assim o maior parte da minha manhã de hoje

Campos agrícolas a perder de vista, aqui já em estrada com algum tráfego automóvel, mas de velocidade moderada.

As lezírias, devido à sua baixa cota, albergam uma rede de canais de rega e de drenagem que criam ambientes como o da foto em cima.

Animais de grande porte são alimentados e criados aqui

Mesmo que eu não quisesse, a observação de aves no seu habitat natural é uma constante nesta zona semi-selvagem do Ribatejo

A  via de maior tráfego por onde circulei, a N118, tem berma que permite a utilização da bicicleta fora da via de circulaão de trânsito automóvel. Mesmo assim, este é um percurso a trabalhar melhor, no sentido de se tentarem arranjar alternativas mais seguras e confortáveis para a utilização da bicicleta

Depois de passar ao largo de Benavente, a entrada no Rio Sorraia faz-se percorrendo o canal de rega, a norte. A partir daqui será sempre assim, até Coruche. Natureza, Natureza, Natureza!

Arrozais no Rio Sorraia, visto do topo do canal de rega

"Los quatro amigos"

A meio do caminho tive um campanheiro de pedaladas inesperado: um agricultor que ía à sua quinta deslocando-se de bicicleta, enquando transportava a sua enchada neste veículo a pedal.

Aves e pequenos açudes são uma constante nesta paisagem natural e bela

Mais arrozais no Rio Sorraia

 Estradão paralelo ao canal de rega

 Caminho paralelo ao canal de rega

 A Poderosa à sombra de um Sobreiro

Cegonhas no Rio Sorraia

 Um casa com vista para o rio. A vista do cimo do selim da Poderosa é praticamente a mesma.

 Próximo de Coruche, depois de muitos quilómetros a pedalar por vias de pavimento acessível a qualquer bicicleta e de tráfego automóvel quase nulo

 Já em Coruche, num merecido descanso após quase 50 quilómetros percorridos, num miradouro a meio da ciclovia construída recentemente na zona ribeirinha desta vila.

De tarde, após a reunião no Turismo de Coruche, e por sugestão das técnicas Mafalda e Cristiana, fui visitar o Açude da Agolada, a cerca de 4 quilómetros do centro da vila. Um local isolado e paradisíaco, ideal para picnics e actividade ao ar livre.

Aqui sentei-me para lanchar.

Coruche, uma vila pacata na margem direita do Rio Sorraia

Assim é a vida de quem viaja em turismo por Portugal, montado numa bicicleta.

Amanhã, estudo do troço 3, de Coruche a Mora

Obrigado à Mafalda e Cristiana do Turismo de Coruche, pela simpatia e toda a documentação cedida.
Obrigado aos Bombeiros de Coruche, por me albergarem por uma noite.
Obrigado à Movefree por mais este apoio incondicional.
Obrigado à minha mãe por todos os dias rezar por mim e acender uma vela de azeite a N. S. de Fátima.

Até amanhã.
Paulo Guerra dos Santos

11 comentários:

  1. Muito interessante. Não tenho bicicleta mas se calhar este é o empurrão que eu precisava para dar umas voltinhas ao fim de semana.
    Por certo que o nome Poderosa é uma homenagem àquela máquina com a qual Che Guevara e o seu amigo nos encantaram através das estradas sul americanas. Boa sorte meu amigo. Amanhã, cá estarei para segui-lo nesta sua/nossa viagem.

    ResponderEliminar
  2. Força Paulo,cá estarei sempre a acompanhá-lo. Um abraço e boas pedaladas.
    Vítor Branco

    ResponderEliminar
  3. Paulo gostei muito da tua descrição do percurso. O projecto começa já a tomar forma a cada pedalada a cada etapa, e vem em boa hora pois este país precisa de ideias boas/novas que alavanquem outras áreas da economia. Força Paulo boas pedaladas!

    ResponderEliminar
  4. Disseste que o troço entre Lisboa e Vila Franca de Xira, é complicado e fica para estudar mais tarde, eu que o diga, no passado dia 15/05/2011, depois de participar no "biking aventura vencer o cancro", resolvi pedalar desde a praça do comercio até ao Carregado, e é muito perigoso, a estrada está cheia de armadilhas. E durante a semana ainda é pior. Acho que é nestas zonas mais urbanas onde há mais pessoas é que se devia investir mais nas ditas ecovias, o retorno desse investimento seria mais rápido, e decerto incentivava mais pessoas a utilizarem a bicicleta.

    ResponderEliminar
  5. Prof Paulo Guerra, felicito-o pela sua iniciativa.Espero que sirva para incentivar mais pessoas a utilizar a biciclata como meio ludico-desportivo e sensibilizar as autarquias para criarem mais ecovias. Seria uma forma de promover o turismo como alavanca económica do país. Irei seguir atenamente a sua missão e ficarei a aguardar que venha para a região do Douro, pois aqui haverá excelentes possibilidades de criar mais ecovias. Estou a lembrar-me do precurso onde era para ser construida a linha do caminho de ferro que ligaria Régua a Lamego e posteriormente a Viseu. Boa sorte

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns Paulo,por mais esta iniciativa.Vou seguir o blog diariamente.
    Ainda tens o mesmo numero de telemovel???
    Vamos ver se te consigo apanhar em Evora para tomarmos algo.
    Grande Abraço
    Nelson
    Estremoz

    ResponderEliminar
  8. Já que algúem falou na Ecovia (projecto) de Régua a Viseu, aproveito para deixar para quem não souber, que finalmente a Ecovia que liga Viseu - Tondela - Santa Comba Dão é finalmente projecto acabado e ciclável. Não deixem de experimentar. Para quem puder, durante a semana, que é boa maneira de fugir à confusão dos Fim-de-semana. Abraço e Boa viagem ao Paulo.

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Isto dá para fazer com pneus de cidade, i.e, sem grande sacrifício do conforto?
    Mosquitos ao longo do troço, há?
    Onde se pode arranja o ficheiro do troço?
    Onde se pode ficar a dormir em Coruche?

    Obrigado e parabéns por mais este projecto.

    ResponderEliminar
  10. César, sim. Pneus de cidade, apenas com algum rasto para resistir à gravilha fina. Mosquitos não apanhei, mas deve depender da altura do ano, suponho. Em breve colocarei toda a informação aqui sorbe a Ecovia 1, de Lisboa a Badajoz. Abraço.

    Paulo Guerra dos Santos

    ResponderEliminar
  11. gostei muito do que vi e li. estou a pensar tambem em fazer a minha viagem de bicicleta de campelos a almodôvar :-)

    ResponderEliminar